Dominar um segundo ou terceiro idioma é um diferencial na vida de qualquer pessoa.

Revista Guia
20 de Setembro, 2017 767

Publicado em: 20/09/2017 às 09:02

Atualizado em: 20/09/2017 às 09:09

Todo mundo está cansado de ouvir. E de saber.A realidade porém, é diferente: Menos de 3% dos brasileiros têm fluência em Inglês, a língua que ainda domina o mundo dos negócios. 

Consensos são raros, mas existem. E, quando falamos de recrutamento, os consultores são enfáticos ao responder qual é o principal ponto fraco dos brasileiros: o baixo domínio do inglês. O gap (sim, GAP, palavra usada pelo mercado para definir a falha em alguma competência) influencia negativamente no momento da contratação, na hora de uma promoção e, também, nos ganhos financeiros.

De acordo com uma pesquisa da Catho, site de busca de empregos, o domínio de um idioma estrangeiro pode engordar o contracheque em até 52%. Porém, no Brasil, apenas 5% da população fala uma segunda língua e MENOS de 3% têm fluência em Inglês. Ao contrário do que muita gente imagina, o problema não está só em pessoas de cargos mais baixos.

Primeiramente é necessário definir FLUÊNCIA. Fluência em um idioma é o domínio completo dele: seja na AUDIÇÃO, FALA, LEITURA e ESCRITA. Fluência não é "dar um jeitinho", "se virar" em Inglês. Fluência é compreender a comunicação seja ela em um restaurante, em uma reunião de negócios ou apresentação de um trabalho acadêmico. Ser fluente em um idioma, é conseguir manter comunicação oral ou escrita seja na vida SOCIAL, ACADÊMICA e/ou PROFISSIONAL.  

E como você sabe que é fluente? Em primeiro lugar através de CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL. O certificado que você adquiriu estudando em uma escola de idiomas no Brasil segue critérios reconhecidos por aquela instituição, que na maioria das vezes não são os critérios exigidos internacionalmente. Portanto você precisa ser avaliado por um teste que seja reconhecido nacional e internacionalmente por Universidades Estrangeiras e Empresas a nível mundial, como por exemplo o TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira). Opiniões e elogios de conhecidos, amigos e familiares sejam eles brasileiros ou estrangeiros, são válidos somente em rodas de bate papo informal, sem validação no mercado profissional ou acadêmico.

Quanto você precisa saber de Inglês? Tudo é uma questão de PRIORIDADE. Se obviamente você quer o retorno financeiro máximo de sua área profissional, precisará ter um domínio máximo do idioma. Utilize como base o CEFR (Quadro Europeu Comum para Referência de Línguas) para saber qual perfil de domínio de idioma você quer ter (são somente 6 perfis) e o quanto do seu tempo precisará ser investido para atingir seu objetivo.

O CCAA Inglês e Espanhol de Medianeira está apto para lhe receber. Seguimos critérios internacionais de avaliação e aplicamos teste de certificação internacional, reconhecidos no Brasil e no Mundo. Conheça nossa proposta de ensino! 

Invista em você através da nossa qualidade, estrutura e tradição no ensino de idiomas! 

CCAA Medianeira. Av. José Calegari, 1670. Centro. (45) 3264 1450.

Envie suas fotos ou notícias para o Guia! 045 8422 1348