Cerâmica: Arte Milenar é vivida e moldada por família de Matelândia

Revista Guia
29 de Agosto, 2017 1.982

Publicado em: 29/08/2017 às 10:05

Atualizado em: 29/08/2017 às 10:11

Há 14 anos, quem passa por Matelândia (sentido Foz do Iguaçu – Cascavel), ao adentrar a cidade encontra um galpão azul, com alguns vasos na frente, o que chama atenção. 

Ali, funciona o Artesanatos Rodrigues, uma empresa familiar que fabrica vasos e peças de cerâmica há 14 anos. 

Rose, esposa do proprietário e colaboradora da empresa, falou um pouco mais sobre o trabalho realizado pela olaria: “Nossa especialidade são os vasos, mas fabricamos várias peças de cerâmica. Eles são feitos de argila, que adquirimos em Santa Helena. Meu marido trabalhava com o antigo dono. Sou responsável pela decoração, juntamente com a minha nora”. 

Segundo Rose, um vaso grande demora em média quinze dias para ficar prontos, já os pequenos demoram oito dias. No inverno, um vaso grande demora quase 30 para secar e depois ser queimado. 

O processo tem várias fases: primeiro é moldado com argila e água, ai precisa secar, e depois ir para o forno, para ser queimado, o tempo de forno varia e pode chegar até 24 horas, após o forno ele passa pela decoração, com as pinturas e outros detalhes. 

A olaria produz cerca de 400 vasos por dia. As peças são feitas manualmente, um por um. Adão é o colaborador com mais tempo de experiência na produção, há 16 anos ele aprendeu com pai e com o tio a técnica.

“Esse é meu ganha pão, faço qualquer tipo de vaso, sendo redondo a gente faz. Gosto muito do que faço, quando vejo as peças prontas me sinto feliz”, comenta Adão, que demora cerca de três minutos para fazer um vaso pequeno, e até dois dias para concluir os mais delicados e maiores. 

A Artesanato Rodrigues atende em horário comercial, e aceitam pedidos, fazem entrega. O endereço é JK de Oliveira número 1775, primeiro trevo após o Castelleto Dal Pozzo, próximo ao primeiro viaduto da cidade de Matelândia. 

Revista Guia, a nossa história começa com a sua!

Envie suas fotos ou notícias para o Guia! 045 8422 1348