Artigo: Planejamento Construtivo - Por Lu Andreolla

Revista Guia
21 de Agosto, 2017 304

Publicado em: 21/08/2017 às 15:20

A decisão de construir, normalmente vem acompanhada de toda ansiedade em ver o sonho realizado o mais rápido possível. Um processo natural, visto que até se tomar a decisão de efetivar a construção, muito tempo se passou, então se quer resolver tudo o mais rápido possível para que o primeiro tijolo possa ser assentado o quanto antes.

Porém esquece-se normalmente que para o início deste primeiro tijolo ser assentado, há um caminho a se percorrer, e quanto mais acertado mais economia se terá, e mais problemas serão evitados.

A grande maioria já sabe que o primeiro passo é o projeto, mas esta mesma maioria não dá o devido valor a esta importante etapa, pois é nela que se gera economia, rapidez de execução de obra, conforto, flexibilidade, e principalmente funcionalidade para a sua casa ou empresa a ser construída.

A fase de projeto, deve ser discutida até que tudo seja bem resolvido, analisando espaços, dimensões, leiaute adequado ao seu mobiliário, fluxos e a funcionalidade dos ambientes. É preciso se auto analisar, analisar os espaços em que se vive hoje para saber o que precisaria ser diferente, o que está atendendo de forma satisfatória, o que está ruim, e a partir disso as discussões de projeto vão fluindo para as melhores resoluções. Para exemplo cito a seguinte situação:  se você tem muitas louças, potes e utensílios de cozinha, precisa analisar se o espaço destinado no projeto arquitetônico para o mobiliário da cozinha vai te atender para guardar, armazenar e dispor todos estes itens e equipamentos necessários. Apesar do projeto de interiores que engloba a parte de mobiliário planejado ser algo posterior, a definição acertada do leiaute no arquitetônico, é extremamente necessária para que se preveja espaços adequados a distribuição da mobília.

Quando finalizado o projeto arquitetônico, antes mesmo de se iniciar a obra, é de suma importância planejar a iluminação, o gesso e os mobiliários (pelo menos dos ambientes principais, como cozinha, área gourmet, lavanderia, e bancadas dos banheiros), estas definições, facilitarão a execução da obra, pois todos os pontos de tomadas, interruptores, luminárias, equipamentos e acabamentos principais já estarão definidos e pensados junto com os proprietários da casa, para facilitar a vivência do dia a dia nos ambientes.

Quando a obra se inicia após um planejamento bem feito, tudo flui harmoniosamente, e todo aquele ?incomodo? que se houve falar de obra, passa sorrateiro, e por vezes eliminado por completo.

As escolhas certas, com profissionais comprometidos e competentes, te levam pelos caminhos mais fáceis, sem tropeços. Planejar antes, faz toda a diferença, experimente!

Lu Andreolla Arquitetura
Avenida Brasilia 2003 - Sala 02
(45) 3264-6693
Envie suas fotos ou notícias para o Guia! 045 8422 1348