Enfrente o tempo seco: veja dicas para melhorar a respiração e o ambiente

Publicado em 1º de Agosto, 2017      |      Visto 1.410 vezes

A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões).


No dia de hoje, a umidade relativa do ar de Medianeira está em 34% e já vemos algumas pessoas sofrendo com isso. 

O tempo seco é comum no inverno (estação em que estamos, apesar do calor).

Há uma seria de problemas que podem ser decorrentes da baixa umidade, como por exemplo: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos, aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Veja algumas dicas para melhorar sua respiração e os ambientes em que convive, enquanto a solução disso tudo não cai do céu, a chuva:


Esporte na hora certa

A prática de esportes merece atenção especial no tempo seco. É mais fácil o corpo cansar, e a garganta passa a arranhar, os olhos ficam irritados com facilidade. É recomendado que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite.




Cuide da pele

Aposte em creme hidratantes, para deixar a pele bonita, é preciso lambuzar o corpo com cremes e filtros solares, evitar banhos quentes demorados, além do uso de sabonetes em barra, que são mais agressivos, assim como as buchas. 




Lubrifique os olhos

Para evitar a secura e a irritação do olhos, o soro fisiológico é uma ótima opção. Use colírios apenas com a prescrição de um especialista.





Deixe o sono mais fresquinho

Deixe o sono mais fresquinho: As dicas da Secretaria do Estado para uma noite de sono tranquila é dormir em local arejado e umedecido. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios de água e até umidificadores.



Mantenha a casa limpa

Quanto mais seco o clima, mais ácaros e fungos aparecem. Por isso, o acúmulo de poeira pode desencadear as doenças respiratórias. É muito importante, em especial quando o clima estiver seco, manter a higiene doméstica em dia. Passar um pano úmido no piso e móveis afasta a poeira e protege a saúde.




Beba bastante água

Com a baixa umidade do ar, o cuidado mais básico e que deve ser feito por todos - em especial idosos e crianças -, é hidratar o corpo com bastante água mineral. "A hidratação pode ser feita também com os sucos de fruta naturais, água de coco, verduras e frutas suculentas", ensina a alergista Marta Guidacci. Além disso, também é recomendado evitar o consumo de fast-food.

Redação Guia Medianeira, com informações Clima Tempo e Site Minha Vida. 





© Copyright 2017 Revista Guia - Todos os Direitos Reservados