Doenças Psicossomáticas - Por Dr. João Carlos Fernandes de Barros

Revista Guia
18 de Abril, 2017 791

Publicado em: 18/04/2017 às 11:22

"De vez em quando você tem que fazer uma pausa e visitar a si mesmo " Audrey Giorgi

No atendimento psicológico, uma das demandas mais pertinentes, nas clínicas de psicologia, está ligada às crises de ansiedades e síndrome do pânico.  Cada vez mais, situações do dia a dia, como a falta de tempo, o ritmo trabalho, os vínculos emocionais, somados ao stress, acabam gerando esta demanda.

A psicossomática, ciência que estuda a representação física de doenças psicológicas, denominadas às vezes como doenças da cabeça, nos apresenta alguns entre tantos sintomas de alerta apresentados pelo corpo, sinais que muitas vezes ignoramos ou passam despercebidos. 

Os principais sintomas manifestados pelo corpo, devido a doenças psicossomáticas, são:
1. Batimentos cardíacos acelerados;
2. Tremores;
3. Respiração rápida;
4. Suor frio ou excessivo;
5. Boca seca;
6. Enjôos;
7. Dor no estômago;
8. Sensação de nó e dor no peito;
9. Dor nas costas e na cabeça;
10. Manchas vermelhas ou roxas na pele.

Estes sintomas aparecem em resposta ao stress e à ansiedade, fazendo aumentar a atividade nervosa do cérebro, além de elevar os níveis de hormônios no sangue, como adrenalina e cortisol. 

O corpo humano e seus órgãos, como intestinos, estômago, músculos, pele e coração têm ligação direta com o cérebro, e são, portanto, os mais afetados por estas alterações. 

Com a persistência dos sintomas, é comum surgirem doenças que podem ser causadas ou pioradas por causas emocionais, como gastrite, fibromialgia, psoríase e pressão alta.

Em alguns casos, se não tratados, os sintomas são tão intensos que podem simular doenças graves, como infarto, AVC ou convulsões e necessitam de rápida intervenção, às vezes, medicamentosa. 

Para indicação de tratamento, a pessoa deve ser encaminhada para um médico especialista, que vai avaliar os sintomas e fazer os devidos encaminhamentos para um profissional de saúde mental, o psicólogo. Psicólogos Clínicos, são especialistas em comportamento humano e usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem, agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas a superar suas queixas.

Ressomed - Núcleo de Medicina e Imagem
Endereço: Av. Soledade, 1915 - Cidade Alta, 
Telefone:(45) 3264-3061
http://www.ressomed.com.br/

CEDIT-Centro Diagnóstico e Terapêutico 
Endereço: R. Santa Catarina, 227 - Centro, São Miguel do Iguaçu - PR, 
Telefone:(45) 3565-2364      whast 99837071 
http://www.cedit.med.br/

Envie suas fotos ou notícias para o Guia! 045 8422 1348