Artigo: O que seu peso diz sobre você - Por Dra Kelen Nadaleti

Revista Guia
10 de Abril, 2017 774

Publicado em: 10/04/2017 às 09:45

Atualizado em: 10/04/2017 às 10:02

Resolvi falar sobre isso, pois tenho visto muita gente se confundindo sobre o assunto. Freqüentemente recebo perguntas variadas sobre esse tema, sendo as mais freqüentes:

- Meu peso é X, preciso emagrecer?
- Como saber quanto de gordura eu preciso perder?
- Minha altura é Y, qual meu peso ideal?
- Vou à academia 5x por semana e meu peso continua sempre o mesmo, porque isso acontece?

Bom, vou começar explicando melhor o que é o famoso IMC.
O IMC (índice de massa corporal) é um cálculo bastante utilizado para inferir, de forma rápida e superficial, se uma pessoa está dentro do peso ideal.
Para saber o seu IMC é muito simples, basta calcular:


Por exemplo: uma pessoa de 70kg com 1,75m de altura faria os cálculos da seguinte forma:

IMC =         70         = 22,85
3,0625
Olhando na tabelinha, veríamos que 22,85 está entre 18,5 e 24,9, ou seja, essa pessoa estaria no peso ideal. Simples, né?

Porém, o IMC não é a forma correta para saber se uma pessoa tem ou não a quantidade ideal de gordura no corpo. E porque não é a melhor forma? Veja a imagem abaixo:


Os dois homens da figura têm a mesma altura e o mesmo peso, ou seja, se formos calcular o IMC deles, o resultado daria igual, já que a fórmula só considera essas duas variáveis. Mas você diria que esses dois homens têm a mesma quantidade de gordura corporal?

Obviamente não! E é por isso que eu insisto em dizer: não fique paranóico com o seu peso na balança!

É muito comum ver pessoas que começaram a se alimentar melhor e praticar atividades físicas regulares se frustrando, pois o peso não muda. 

Mas isso pode estar acontecendo porque, muitas vezes, a gente perde gordura corporal, mas acaba ganhando massa muscular (se estivermos fazendo exercícios e reeducação alimentar, claro) e os músculos "pesam mais" do que a gordura corporal.

Além disso, quanto mais massa muscular você tem no seu corpo, maior será o seu gasto energético basal, ou seja, mais calorias você vai gastar apenas para que aquele músculo seja mantido ali. Em cada 1 kg de massa muscular que ganhamos nosso metabolismo aumenta em torno de 100kcal e com isso você estará gastando mais calorias espontaneamente para realizar suas atividades do dia-a-dia. É por isso que os educadores físicos sempre recomendam atividades de força (musculação) para as pessoas que querem emagrecer. Ok nutri, mas como saber se a minha quantidade de gordura corporal está adequada?

No geral, o que é considerado dentro da média seria mais ou menos de 15 a 25% de gordura no corpo, porém isso varia muito. Minha dica pra vocês então é:  Procure um profissional para saber sua composição corporal exata e NÃO FIQUE MUITO PREOCUPADO COM SEU PESO na balança, mantenha uma reeducação alimentar e exercício físico orientados.

Kelen Nadaleti
Nutricionista Funcional e Estética
CRN 4308



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