Artigo: Dieta funcional detox - Por Dra Kelen Nadaleti

Revista Guia
17 de Fevereiro, 2017 813

Publicado em: 17/02/2017 às 10:43

Atualizado em: 17/02/2017 às 10:44

Primeiramente a Dieta Desintoxicante ou Detox, não tem como objetivo principal a perda de peso, mas sim a retirada de toxinas do organismo, principalmente do fígado, onde essas toxinas mais se acumulam e no intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorção com o acumulo das mesmas.

Como funciona a Detox?

A Detox tem como objetivo limpar nosso organismo dessas toxinas e melhorar o seu funcionamento. Para isso devem ser retirados do cardápio durante a Detox as carnes vermelhas, frituras, alimentos industrializados, alimentos com glúten e com lactose, açúcares e adoçantes artificiais, entre outros alimentos. E incluir preparações naturais com ingredientes orgânicos e com antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do organismo, como vitamina A, vitamina C, zinco, magnésio, entre outros. Esses nutrientes são muitas vezes suplementados juntamente com os pré e probióticos para a reposição da flora intestinal e melhor absorção da suplementação.

Mas ATENÇÃO, a detoxificação não deve ser feita sem o acompanhamento e orientação de um nutricionista funcional, somente ele pode indicar e prescrever esse tipo de dieta, pois a Detox feita de forma errônea pode comprometer a sua saúde.

Essa dieta, como já foi dito, não tem o objetivo de fazer com que as pessoas percam muito peso em pouco tempo, mas sim, de melhorar nossa saúde, a perda de peso é apenas uma consequência desse processo de desintoxicação.

Os vegetais verde escuros são ricos em clorofila e vitamina C, importante para proteger o sistema imunológico e reduzir sintomas de resfriado. A vitamina C, por prevenir os danos causados pelos radicais livres, esta associada à redução da gravidade de condições inflamatórias, como a asma, osteoartrite e artrite reumatoide. Também tem efeito benéfico na promoção da saúde cardiovascular. São também fonte de vitamina A, um antioxidante flavanóide natural, também necessária para a manutenção saudável das membranas mucosas e da pele e essencial para a visão. 

O gengibre é um alimento termogênico, rico em vitaminas, anti-inflamatório, digestivo, tem efeitos contra resfriados, tosse, bronquites, asma, rouquidão e inflamações de garganta. Funciona também como diurético.

O limão é rico em vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro).

A água de coco é mais indicada que a água mineral, por ser mais rica em minerais. O potássio é o eletrólito mais abundante na água de coco, mas quantidades significativas de sódio, cálcio, magnésio, cloreto, zinco, manganês, ferro e cobre também são observadas. É uma bebida relativamente pouco calórica, destaca-se ainda sua propriedade diurética, seu potencial antioxidante, e em alguns estudos cita-se inclusive sua ação protetora contra tumores malignos.

E a chia por ser rica em fibras, quando hidratada, têm a capacidade de formar gel no estômago, auxiliando na manutenção da saciedade, e consequentemente, auxiliando as dietas de desintoxicação e de emagrecimento. Além disso, possuem ácidos ômega 3 e 6.

Dra Kelen Nadaleti
Nutricionista Funcional e Estética
(45) 3264-2826 / 3264-7807
CRN 4309

Envie suas fotos ou notícias para o Guia! 045 8422 1348