Idosos precisam de protetor solar diferente contra o sol

Revista Guia
11 de Janeiro, 2017 260

Publicado em: 11/01/2017 às 14:59

O acúmulo de raios solares ao longo da vida faz com que a pele precise de um cuidado extra a partir da terceira idade. Além de estar mais danificada pelos raios, a pele dos idosos é também mais seca, pelas características comuns da idade. Para essa faixa-etária, o protetor solar deve ter um fator de proteção mais alto (FPS 60) e ser um produto oleoso.

"O idoso geralmente tem a pele seca, porque a função da glândula sebácea diminui com a idade, bem como o suor diminui. Eu recomendo um protetor solar mais oleoso para ajudar nesse sentido", explica a dermatologista Nádia Almeida, chefe do serviço de dermatologia do Hospital Pequeno Príncipe e médica orientadora de residentes em Dermatologia da mesma instituição.

Aos idosos também é importante lembrar da reaplicação do protetor solar. "As pessoas se esquecem, mas é importante repetir a aplicação do filtro", alerta.  Toda vez que sair da água, reaplique, porque a proteção cai.

Hidrate mais!
Além do protetor solar e cremes hidratantes, é importante que idosos cuidem da hidratação da pele de dentro para fora também. Para tanto, vale recomendar para que não apenas tome água, mas também inclua água de coco, gelatinas, chás, sucos e frutas ricas em líquidos, como as cítricas, na dieta. Isso porque o idoso não perde apenas água do organismo, mas uma série de íons, repostos com estes alimentos.

De fora para dentro, algumas recomendações são importantes, como as seguintes:
1. Hidratante: o melhor momento para passá-lo é logo após o banho, quando os poros ainda estão dilatados e o produto é melhor absorvido.

2. Banho quente: deve ser evitado, porque promove perda hídrica. O melhor é que a água esteja morna ou fria.

3. Sabonete: optar por sabonetes neutros, sem desengordurantes (exceto se a pele for oleosa), e não exagerar no uso do produto.

4. Evite a esponja de banho: além de contribuir para a remoção da barreira natural da pele, a esponja pode machucar peles mais velhas, que são mais finas e delicadas, então a orientação é evitá-las.

Fonte: Gazeta do Povo

Envie suas fotos ou notícias para o Guia! 045 8422 1348