SELECT * FROM falandosobre WHERE id = '85' AND publicado = '1' LIMIT 1 O sol teima em não aparecer , então vou bronzear em casa - Revista Guia


O sol teima em não aparecer , então vou bronzear em casa

ARTIGOS

Kelen Nadaleti
Nutricionista Estética e Funcional
30 de Agosto, 2017 132
"Bronzear sem sair de casa?", lido assim de repente pode dar vontade de rir, mas a verdade é que podemos fazê-lo de forma eficaz, escolhendo alimentos específicos que nos ajudam a dourar a pele, a protegê-la e a manter o bronzeado durante muito mais tempo. Há quem lhe chame de dieta do bronzeado... eu, como a tantas outras coisas, chamo-lhe de alimentação funcional! Os alimentos ricos em betacaroteno são excelentes ingredientes para conseguir um bronzeado bonito e natural, aquele que defendem os cientistas como um bronzeado muito mais seguro do que a exposição prolongada aos raios solares.

O betacaroteno, precursor da vitamina A, atua diretamente na produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele e responsável pela sua proteção contra os raios solares.

Não devemos ser fundamentalistas, a exposição solar também traz benefícios. Ela é considerada importante para a síntese interna de vitamina D, por isso não se esqueça de o fazer, mas sempre de forma moderada, inteligente e protegida.

Os betacarotenos são ainda considerados componentes antioxidantes que proporcionam uma proteção extra no que respeita aos danos celulares que a radiação solar provoca, prevenindo o surgimento de rugas e lesões. Podemos encontrar estes componentes nas cenouras, a rainha dos betacarotenos, mas também em vegetais verde escuros (como espinafre, repolho, brócolos ou agrião), em fruta ou legumes alaranjados (como abóbora, diospiros, manga e papaia) ou ainda em alimentos de pigmentos fortes como a beterraba ou a curcuma por exemplo.

Para além dos beta carotenos, existem também outros nutrientes que agem como antioxidantes complementado a ação da vitamina A no processo de proteção cutânea. São eles:
- A Vitamina C encontrada em alimentos como laranja, tangerina, abacaxi, morango ou kiwi
- A vitamina E, encontrada nas sementes de sésamo, girassol, amêndoas, nozes, avelãs e no azeite
- Os flavonóides, encontrados no chá verde, tomate, cenoura, soja, morango, uva, cereja.

Para garantir o bronzeado perfeito no próximo verão, basta então, desde já, manter um consumo regular desses alimentos no seu plano alimentar diário para conseguir ter uma reserva natural de betacarotenos e antioxidantes.

Independentemente do tipo de pele, quer seja ela seca, oleosa ou mista, qualquer pessoa beneficia de uma alimentação funcional direcionada para a saúde cutânea, especialmente nesta altura do ano.
Não podemos nunca esquecer, que para além da alimentação equilibrada, a hidratação é tão ou mais importante no que respeita a nossa pele. A água além de evitar a desidratação interna e externa, ajuda a manter os nutrientes ativos nas reações metabólicas garantindo o bronzeado perfeito. Sua necessidade diária poderá ser calculada, multiplicando 35ml pelo seu peso corporal.

A seguir receita de um Sumo Detox para prepara sua pele para o verão mantendo a protegida e nutrida:

INGREDIENTES
1/2 papaia
1 rodela de abacaxi
2 cenouras
1/4 pepino médio
1 mão de espinafres (folha)
1 c. sopa de sementes de linhaça
200ml de água de coco
Gelo

MODO DE PREPARAÇÃO
Lavar muito bem todos os ingredientes. Retire as sementes à papaia e descasque-a. Retire a pele à cenoura. Corte os alimentos em pequenas porções, coloque todos os ingredientes na sua liquidificador e triture até obter uma mistura cremosa e homogênea. 

Dra Kelen Nadaleti
Nutricionista Funcional e Estética
CRN 4309